Todos contra a Libra do Facebook
Atualmente, o Facebook está ocupado remodelando sua logo, depois de inúmeras crises de relações públicas. No entanto, apesar de cometer erros após erros, o gigante da mídia social está pressionando com uma criptomoeda que co-fundou: Libra. De fato, Libra – a criptomoeda, não o signo astrológico – tem sido notícia ultimamente.
No final de outubro, o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, testemunhou perante o Comitê de Serviços Financeiros da Câmara em relação à criptomoeda digital anunciada em junho. No verão anterior, o Facebook disse que pretendia disponibilizar a Libra para uso em 2020 e permitir que os usuários da plataforma fizessem transações financeiras online com ele.
O que exatamente é a Libra, e por que os legisladores estão preocupados? Libra se autodenomina “um novo pagamento global“. Em outras palavras, é uma versão do Bitcoin no Facebook. O termo Libra deriva da medição romana básica do peso.
De acordo com o site da Libra, ao contrário de outras formas de criptomoeda, a Libra é suportada por uma reserva de ativos reais.
“Uma cesta de moedas e ativos será mantida na Reserva Libra para cada Libra criada, construindo confiança em seu valor intrínseco“, afirma a Libra Association.
Libra está tentando vender a si mesmo como acessível e é promovida como capaz de ser transferida com uma mera mensagem de texto ou e-mail.
Objetivos da moeda do Facebook
De acordo com seu próprio white paper:
“O objetivo do Libra Blockchain é servir como uma base sólida para serviços financeiros, incluindo uma nova moeda global, que possa atender às necessidades financeiras diárias de bilhões de pessoas“.
Se a ideia de uma moeda global apoiada por megaempresas com ética questionável lhe diz respeito, você não está sozinho. Essa iniciativa também preocupou os legisladores.
Durante a audiência de seis horas de outubro, Zuckerberg se atrapalhou ao responder perguntas sobre como a Associação Libra será financiada e como o Facebook planeja ganhar dinheiro com a Libra. Ele também parecia não estar claro sobre como as políticas relacionadas a transações fraudulentas funcionarão.
“Ao examinar os vários problemas do Facebook”, disse a representante da Califórnia Maxine Waters a Zuckerberg ao abrir a audiência em outubro, “cheguei à conclusão de que seria benéfico para todos se o Facebook se concentrar em resolver suas muitas deficiências e falhas existentes antes de prosseguir com o projeto Libra“.
Associação Libra
Analistas e especialistas não estão super impressionados com o projeto. Conforme relatado pela Libra Brasil, eBay, Stripe, Visa e Mastercard, Mergado Pago dentre outros anunciaram que não estão mais participando da Associação Libra.
“Acreditamos que a Libra falhará sem o envolvimento dos principais players de pagamentos, pois eles trazem conhecimentos essenciais e profundos sobre pagamentos, marcas de pagamentos confiáveis, redes globais de aceitação e liquidação e relacionamentos com todas as principais instituições financeiras, governos e órgãos reguladores do mundo“, de acordo com uma nota escrita por analistas da Moffett Nathanson.
CONHEÇA: Como é formada a Associação Libra
David Marcus, co-criador de Libra e chefe da carteira Calibra, disse no Twitter na época que alertaria “contra a leitura do destino da Libra nesta atualização“.
Marcus acrescentou:
“É claro que não são boas notícias a curto prazo, mas de certa forma são libertadoras.”
Fique ligado para mais mudanças dessa magnitude, você sabe que está pronto para algo quando tanta pressão aumenta. Em outras palavras, a Libra não vai sair facilmente, mas vai sair.
FONTE: Salon adaptado por Libra Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário