sábado, 29 de fevereiro de 2020

Usuário BANIDO do Facebook não poderá usar a criptomoeda Libra?

Usuário banido do Facebook

BANIDO!

O Facebook restringirá o acesso a Libra via Calibra (sua subsidiária de carteira) a usuários BANIDOS? 
Embora o Facebook afirme que outras empresas desenvolverão suas próprias carteiras para fornecer acesso aos serviços da Libra, a propriedade e o endosso da carteira Calibra pelo Facebook provavelmente a tornariam a opção padrão para qualquer usuário. Se usuários banidos da plataforma não poderem usar a Calibra, de fato, os poderá impedir de usar a Libra, negando a inclusão financeira proposta.
Dada a suspeita entre os conservadores de que a rede social sufoca seus pontos de vista, talvez não seja de surpreender que os membros da Câmara dos Deputados tenham apontado perguntas para David Marcus no Comitê de Serviços Financeiros da Câmara.
Durante uma troca tensa de indagações, o representante Sean Duffy, um republicano de Wisconsin, perguntou a Marcus sobre a deformação dos conservadores no Facebook . Para expressar sua opinião, Duffy levantou uma nota de US $ 20.
Todo mundo pode usar uma nota de US $ 20“, disse Duffy. 
Essa nota de US $ 20 não discrimina nada. Você pode ser um assassino, pode dizer coisas horríveis, pode dizer grandes coisas. Essa nota de US $ 20 pode ser usada por qualquer pessoa que a possua.”
Mas e a Libra? “Com relação à Milo Yiannopoulos ou Louis Farrakhan podem usar Libra?”, Perguntou Duffy.
Eu ainda não sei“, respondeu Marcus.
A noção de que o Facebook (ou sua coleção de parceiros corporativos) poderia seletivamente afastar as pessoas do sistema financeiro era claramente preocupante para os membros da Câmara. 
A deputada Alexandria Ocasio-Cortez, democrata de Nova York, deixou claro que o acesso financeiro é uma questão bipartidária. Ela perguntou se Marcus considerava a moeda um bem público, e ele respondeu enigmaticamente: “As moedas soberanas são soberanas.” Quando ela perguntou novamente se a Libra deveria ser considerado um bem público, Marcus disse que não era para ele decidir.
Marcus foi pouco mais revelador sobre uma série de outras questões. Apesar de servir como arquiteto principal da Libra e como chefe de Calibra, ele ofereceu poucas informações sobre a crescente Libra Association, a organização sem fins lucrativos sediada em Genebra, encarregada de administrar o ecossistema Libra, e compartilhou alguns detalhes sobre a própria moeda digital.
Quando pressionado se o Facebook concordaria com uma moratória no desenvolvimento da Libra, Marcus desviou, deixando os membros do comitê visivelmente frustrados. Ele também se recusou a se comprometer com uma caixa de areia (um ambiente de teste limitado, operado em conjunto com os reguladores), conforme solicitado pela representante Carolyn Maloney, uma democrata de Nova York.
Uma e outra vez, quando confrontado com as falhas de privacidade do Facebook, Marcus prometeu: “Vamos levar um tempo para acertar“, uma frase que rapidamente ficou obsoleta e ficou oca à sombra do escândalo da Cambridge Analytica
Notícias sobre a Libra

Libra pode falhar

As criptomoedas são imperfeitas. Algumas são lentas, propensas a roubos e propensas à lavagem de dinheiro. Há poucas razões para acreditar que a Libra do Facebook será totalmente segura ou que a empresa resolveu os extensos problemas de rede que afetaram o Bitcoin e seus pares.
Mesmo se [o White Paper Libra] tivesse zero criatividade, ainda haveria um problema de que uma linha de código errada pudesse gerar um buraco que poderia quebrar todo o ecossistema de Libra“, disse o representante Bill Foster, um democrata de Illinois que identificou ele mesmo como um programador de blockchain.
Foster também levantou preocupações sobre a rede comercial potencialmente internacional da Libra. 
Teremos que ser absolutamente dependentes do fato de que cada carteira está em um regime regulatório em que confiamos? Isso está certo?
Foster acrescentou:
Então, se há uma carteira em um conjunto de ilhas que não segue a regulamentação bancária dos EUA, estamos sem sorte lá? Na medida em que todas as transações ilícitas fluirão por lá.”
De fato, o potencial para um mercado negro da Libra parece grande e, ao que parece, o dinheiro digital não vai “andar de skate pelo Congresso.”
Reserva Libra

Reserva Libra

É difícil dizer exatamente o que a Libra é… uma moedaum título, uma mercadoria, um token, um sistema de pagamento ou qualquer outra coisa.
Marcus disse que 50% da Reserva Libra será composta por dólares americanos. Mas ele não abordou o tamanho da reserva, os valores precisos envolvidos ou como outras moedas (o euro, a libra esterlina e o iene) podem flutuar como lastro da Libra. Alguns membros do comitê disseram que a descrição limitada fazia a Libra parecer um fundo negociado em bolsa (ETF). Obviamente, Marcus chamou Libra de “ferramenta de pagamento.”
RELACIONADO: A Reserva Libra
Além disso, Marcus afirmou que a Libra será apoiada individualmente, mas não está claro o que significa “um a um“. Uma reserva completa é intuitiva o suficiente (em oposição ao banco de reservas fracionárias), mas o que é a unidade da Libra?
O Facebook e a Libra Association não disseram como calcularão o preço da Libra (mas pode ser uma média aritmética) – ou o valor de troca – continuamente. Deve haver uma moeda base (ou alguma equação) a ser examinada; caso contrário, os reguladores serão deixados apenas com um papel branco nebuloso. 
O público também deve saber como o Facebook lidará com as flutuações da moeda, porque chamar Libra de “stablecoin” (uma criptomoeda com um preço fixo) não o faz magicamente.
Associação-Libra

A governança interna e externa da Libra

estatuto da Libra Association não foi assinado ou ratificado, e a organização aparentemente não possui um processo para remover membros, admitiu Marcus. (Ele também alegou que a retirada de membros da Associação Libra não teria impacto no preço de Libra.)
O representante Bill Huizenga, um democrata do Michigan, questionou em voz alta se Libra é “peixe ou galinha“, concluindo que o dinheiro digital não se encaixa em uma categoria. “Parece mais um ornitorrinco“, disse ele. Seus colegas expressaram incerteza semelhante, com alguns sugerindo que o acordo de moeda da Libra o torna mais parecido com um título. Mas Marcus negou essa caracterização.
A posição dq Libra é inegavelmente única. Parece que a moeda digital foi projetada para evitar a regulamentação bancária – o Facebook planeja parceria com instituições financeiras para custódia das reservas. 
Mas em que momento a negociação de uma representação da moeda se torna sinônimo de negociação da própria moeda? O Libra do Facebook confunde as linhas de regulamentação e, bem, a realidade.
Pedir cartão Xapo

Libra não terá as implicações para o dólar

Perguntado pelo representante da Guam, Michael San Nicolas, sobre quanto a Libra cada usuário armazenará, Marcus novamente não conseguiu responder. Mesmo por estimativas conservadoras, se cada um dos 2,6 bilhões de usuários do Facebook possuísse 100 dólares em Libra, isso o tornaria um sistema de 200 bilhões de dólares
Se os usuários começassem a depositar contracheques na Libra, isso poderia facilmente se transformar em US $ 2 trilhões ou mais, dependendo da aceitação da moeda.
Uma questão-chave que permaneceu sem solução é se o Facebook (ou a Associação Libra) deve ser considerado sistemicamente importante pelo Conselho de Supervisão de Estabilidade Financeira, o que traria maior escrutínio
Com a Calibra, o Facebook pode se tornar “grande demais para falir“, o que significa que uma interrupção na criptomoeda da empresa pode reverberar por toda a economia dos EUA – algo que os formuladores de políticas podem considerar inaceitáveis. 
A deflexão ardilosa de Marcus e as acrobacias regulatórias da Libra ainda poderiam dar vida à moeda digital. Mas, em breve, o Facebook deve dar respostas ao público, ou pelo menos, aos seus acionistas.
FONTE: QZ adaptado por Libra Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário