segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Facebook será sabatinado sobre moeda virtual Libra por 26 bancos centrais

Libra: UE teme que moeda ameace estabilidade financeira. Foto: DADO RUVIC / REUTERS

LONDRES E BANGALORE - Reguladores internacionais vão interrogar o Facebook na segunda-feira sobre seu projeto de moeda virtual, a Libra, em meio a crescentes temores de governos da União Europeia (UE) sobre a ameaça que a criptomoeda pode representar para a estabilidade financeira mundial, revelou neste domingo o Financial Times.

Autoridades de 26 bancos centrais, incluindo o Federal Reserve (o banco central americano) e o Banco da Inglaterra, vão se reunir com representantes do projeto da Libra em Basileia, na Suíça.

Alerta: 'Modelo de negócios de gigantes da tecnologia é perigoso', diz prêmio Nobel

Os criadores da criptomoeda do Facebook deverão responder a várias perguntas sobre a estrutura e o escopo do projeto.

Apelo: França defende bloqueio de criptomoeda do Facebook na Europa

Segundo o jornal britânico, Benoît Coeuré, representante do Banco Central Europeu que vai presidir a reunião, alertou que as exigências para a aprovação da Libra na União Europeia serão muito severas.

Aviso: Tesouro dos EUA alerta Facebook: Libra terá de combater lavagem de dinheiro

O executivo fez o comentário após uma reunião de ministros de finanças da UE em Helsinque, na Finlândia, onde os governos expressaram fortes temores sobre como Libra e outras criptomoedas poderiam desestabilizar o sistema financeiro e minar a soberania dos governos e bancos centrais.

Países como França e Alemanha já criticaram publicamente o projeto, afirmando que ele põe em risco a soberania dos países europeus.

Os responsáveis pelo projeto da moeda virtual disseram ao FT que priorizam "o envolvimento com reguladores e formuladores de políticas em todo o mundo", para "esclarecer investidores e partes interessadas e incorporar suas ponderações ao projeto".

Fonte: https://oglobo.globo.com/economia

Um comentário: