domingo, 5 de abril de 2020

A Libra do Facebook está minando a escalada das criptomoedas?

Libra do Facebook

Quando o Facebook anunciou planos no ano passado para criar sua própria moeda digital, chamada Libra, era apenas uma questão de tempo até que os legisladores, já irritados pelo escândalo da Cambridge Analytica, recuassem.
Aparecendo no Congresso em outubro, o fundador e executivo-chefe do Facebook, Mark Zuckerberg, apresentou seu argumento a favor da libra: enquanto os políticos dos Estados Unidos discutiam a questão, o resto do mundo não estava esperando. 
A China, alertou, já estava se movendo rapidamente para lançar uma ideia semelhante. A capacidade de moldar o futuro da criptomoeda e, por extensão, preservar a liderança financeira global da América estava em jogo.
A proposta do Facebook de uma moeda digital global, apoiada por uma reserva de ativos reais, incluindo dólares norte-americanos, poderia levar serviços financeiros para 1,7 bilhão de pessoas em todo o mundo sem acesso a uma conta bancária.
Os legisladores têm relutado em embarcar. No início de março, a Bloomberg informou que o Facebook e a Libra Association, administradora do projeto, estavam repensando a ideia, potencialmente transformando a libra em uma plataforma de pagamentos, que vários emissores de moedas poderiam usar.
Eles começaram muito ambiciosos e diminuíram lentamente“, diz Meltem Demirors, diretor de estratégia da CoinShares, uma empresa de gerenciamento de ativos digitais. 
LEIA TAMBÉM: Pagar com Libra
Este é um jogo muito longo e eles precisam de um ponto de partida. O Facebook gastou muito dinheiro e muitos recursos nessa iniciativa; eles precisam tirar algo do chão, então, para eles, esse é o ponto de partida mais lógico.”
Não foram apenas os parlamentares que se preocuparam com os planos de moeda digital do Facebook. Muitos bancos centrais ao redor do mundo também foram assustados. Uma pesquisa de janeiro do Bank for International Settlements mostrou que o número de bancos centrais que planejam lançar uma moeda digital no curto prazo subiu de um em dez para um em cada dez em relação a um em vinte do ano anterior.
Os bancos centrais não teriam essa conversa se não fosse a libra“, diz Jahon Jamali, sócio-gerente da Sarson Funds, consultor financeiro de criptomoedas e blockchain
Os planos da Libra realmente serviram como um alerta de boas-vindas.”
Notícias sobre a Libra

Preocupações dos bancos centrais

Uma razão pela qual alguns banqueiros centrais estão nervosos é que é lento e caro enviar dinheiro através das fronteiras através dos mecanismos de pagamento existentes. 
A moeda digital do Facebook potencialmente mudaria isso ao permitir que os usuários enviassem tokens instantaneamente, para qualquer lugar do mundo. Se as pessoas parassem de usar suas moedas “domésticas” (fiats) em favor da libra, isso poderia desafiar a soberania de seus próprios sistemas financeiros.
O que a libra e outras inovações oferecem são pagamentos internacionais eficientes, mas também alcance global e isso é bastante alarmante porque, se pudesse se tornar um sistema de pagamento equivalente, poderia reduzir a eficácia da política monetária do banco central e trazer problemas à estabilidade financeira também”, diz Gabriela Guibourg, economista e chefe de análise e política do departamento de pagamentos do Riksbank da Suécia, o banco central do país.
Os bancos centrais não teriam essa conversa se não fosse a Libra. Os planos da Libra realmente serviram como um alerta de boas-vindas
A Suécia é um dos poucos países atualmente desenvolvendo suas próprias moedas digitais. O Uruguai e as Bahamas têm projetos em estágios avançados, mas é a China que planeja emitir um yuan digital que possa ter o maior impacto.
Ashley Ebersole, sócia do escritório de advocacia Bryan Cave Leighton Paisner, diz que você pode dividir os bancos centrais que estão pensando em criptomoedas em dois campos.
Um é o país que reconhece a falibilidade das moedas físicas fiduciárias: elas se desgastam, têm custos de transação incorporados”, diz ele. 
Portanto, países como esse têm experimentos para complementar suas moedas fiduciárias com moedas digitais, com o pensamento de que talvez eles se movam mais nessa direção. Depois, há outros lugares que dizem que vemos isso chegando e não queremos ficar para trás.”
Comprar moeda do Facebook

Resposta do mundo criptográfico

Mas o que a mudança de foco do Facebook significa potencialmente para o futuro das criptomoedas? Não muito, diz David Pelleg, professor de finanças e moedas digitais, na Kent State University, em Ohio.
Se o Facebook disse que a moeda libra falhou, isso não muda nada nas perspectivas para as moedas digitais“, diz ele. 
Não sei qual moeda digital será bem-sucedida, mas haverá uma moeda digital amplamente adotada que permitirá bilhões de micropagamentos a um preço realmente baixo.”
FONTE: Raconteur adaptado por Libra Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário